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O Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas - Ong feminista, foi fundado em 8 de março de 1992. Luta por um mundo justo, pacífico e igualitário para mulheres, homens e crianças. Igualdade e respeito às diferenças!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Educação



A construção de homens e de mulheres
Ao nascer, somos machos e fêmeas, isto é, nascemos com aparelhos biológicos sexuais diferentes. Contudo, a sociedade, atrav´se de suas instituições - escola, família, religião, estado - e de suas representações simbólicas - linguagem, valores , modelos - vai formando homens e mulhres com papéis e comportamentos masculinos e femininos bem definidos.
Observe como são definidos esses papéis na família, na escola e na sociedade.
Rosa e azul: uma educação diferenciada
Para as meninas tudo deve ser rosa - símbolo da graça, da suavidade e da docilidade. Para os meninos, o azul- a amplitude do céu, a grandiosidade do mundo, o infinito. O simbolismo das cores já começa a definir os papéis sociais de meninos e meninas.
O comportamento do pai e da mãe é condicionado a partir do momento emque tomam conhecimento do sexo do beê. A informação gera uma expectativa de genero: a forma de tratamento é diferente caso seja menino ou menina. È importante separar os aspectos que dizem respeito às diferenças físicas(sexo) daquelas que se referem aos papéis socialmente construidos, e que são chamados de diferenças de gênero.
A menina vai se identificando com a mãe. incansável no trabalho doméstico, ou sobrecarregada com a dupla jornada de trabalho, mas sempre resignada e disposta a se sacrificar pela harmonia do lar.
O menino vai se identificar com o modelo do pai: com iniciativa para os negócios, para o trabalho fora de casa e para a ação política: para ele, a casa é um espaço de descanso.
È nessa conviviv~encia que se inicia a construção de homens e mulheres.

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